A origem do Tai Chi Chuan
Não se sabe concretamente onde surgiu, como surgiu o Tai Chi Chuan.
Todas as escolas têm uma história muito bonita…
Os antigos Mestres eram considerados Sábios, muito respeitados por praticarem a Justiça, a Caridade, a Educação e a Arte Marcial.
Regras de conduta como a bondade, o respeito pelos mais idosos, a fidelidade aos pais e o amor próprio eram praticados estritamente como se fossem leis escritas.
Os seguidores de Tai Chi Chuan acreditavam que o povo deveria disciplinar-se para a espiritualidade, para a saúde e inteligência, ser responsáveis e ajudar os outros nos seus graus de desenvolvimento, amar a verdade, lutar contra a imoralidade, proteger os mais fracos e necessitados.
Com o tempo e as guerras incessantes, os praticantes de Tai Chi Chuan (dedicados Mestres) permaneceram nas montanhas, levando uma vida monástica. Meditavam e praticavam diariamente a arte para disciplinar o corpo e elevar o espírito; assim o sistema original foi preservado.
No regime de Mao Tze Tung, o Tai Chi Chuan atinge uma nova fase, surge então o tai chi chuan moderno; simplificado, codificado sem os princípios primórdios.
Assistimos actualmente a um tai chi chuan como um desporto competitivo ou acrobático (sempre espectacular) e também de relaxamento, mas descurando a firmeza, a essência marcial.
O Mestre Fu Sheng Yuan (falecido em Março 2017) dizia:
“para se praticar Tai Chi Chuan é necessário ter um coração puro”
Sem comentários:
Enviar um comentário